quarta-feira, 8 de julho de 2015

NOSSOS ESCRITORES

WARLEY TORRES Nascido no dia 23 de setembro de 1988, reside atualmente em Nova Serrana/MG. Sempre foi apaixonado pelo mundo da literatura, iniciando suas leituras com os livros da série Vaga-lume. Harry Potter e O Código da Vinci, são seus livros favoritos. Perfeccionista, seu primeiro livro passou por um processo minucioso de revisão e mudanças até se tornar acessível aos leitores. Sua aptidão por livros de ficção e suspense, fizeram com que seu primeiro romance fosse desses dois gêneros juntos.




IVACI JOSÉ PEDRO (GRAYA) Nasceu em Perdigão em 15 de agosto de 1954. Recebi um nome não muito conhecido e recebi o apelido de Graya, que ganhei do saudoso Crispim Alonso. Fiz o primário na minha terrinha natal. Depois conclui o segundo grau no colégio Monsenhor Arthur de Oliveira em Pitangui. Publiquei dois livros: Sonhos: poemas (1982), Momentos (1984).



  FRANCISCO LEITE DE BRITO (RISADINHA), nasceu em 23 de julho de 1921, em Leandro Ferreira.




WANDERSON LUCIANO DE ASSIS, nasceu em 26 de outubro de 1977. Mora em Nova Serrana desde bebê. De origem simples, desde cedo teve de trabalhar para auxiliar nas despesas da casa. Passou por vários setores de trabalho, sendo também radialista e repórter. Foi fundador e, durante anos, coordenador do Grupo de Teatro NECE, ainda em atividade. Em 2008, abriu o primeiro Sebo de Nova Serrana, juntamente com o irmão Carlinhos Colé. Em 2009, com outros escritores locais, criou o Fanzine Entre Aspas. Em 2010, é contratado pela secretaria municipal de cultura para desenvolver um curso de teatro em escolas municipais de Nova Serrana. Nesse mesmo ano lança seu primeiro livro: Lendas Urbanas, histórias que o povo conta.

JONATHAS WAGNER JACINO, nasceu em Porto Alegre em outubro de 1962. Mudou-se para São Paulo onde participou ativamente do meio artístico e cultural paulista. Frequentou o curso de teoria rítmica da Fap Art (Faculdade Paulista de Arte, da Academia Paulista de Música). Em 2000 teve início sua produção literária. O primeiro trabalho, Desaparecido (livro de contos e poemas) que teve dois contos publicados na revista cultural Este Sur, da cidade de Chiapas, no México, com tradução de Enriqueta Flores. Foi idealizador e editor da Revista literária Mosaico e publicou seis brochuras de literatura de Cordel com temas alusivos e datas cívicas do calendário escolar.


TADEU LOBO,nasceu em 14 de setembro de 1959, em Luz-MG. Estudou parte do ensino fundamental na Escola Sandoval de Azevedo em Luz e outra parte em Araújos, onde passou a maior parte de sua infância. Retornou à terra natal e concluiu o ensino fundamental. Cursou o ensino médio em Nova Serrana, onde reside até hoje. Desde sua adolescência, sempre teve muito gosto e grande paixão pelas letras. Escreve sobre variados temas, mas o que mais lhe atraem são os que falam de amor.


 JORDANE ALEXANDRE, nasceu em Divinópolis em 02 de julho de 1978, falecendo em Nova Serrana, onde residia. Escritor, poeta, cronistas, prosador, ativista cultural, amante das artes cênicas, artes plásticas e da música clássica. Sua poesia é versátil. Fez sua estréia literária em 2004, com a publicação do livro Afeto.

GERALDO MAJELA MARTINS, nasceu em Cercado de Pitangui, atual Nova Serrana. Viveu sua infância na fazenda Varginha. Aprendeu a ler na escola de Dona Carmen, na Boa Vista.



GERALDO ANDRADE (GOIANO) Natural de Guanhães. Influenciado por músicas, dedica-se a escrever poesias românticas e fatos cotidianos. Em seus poemas relata fatos comuns, casos de amor mal resolvidos e bons momentos que a vida oferece.


ARÉSIO ELEUTÉRIO AMARAL JÚNIOR, nasceu em 07 de fevereiro de 1981. Foi uma pessoa extremamente apaixonada pela família e pelos amigos.


ONILZA BRAGA, nasceu em Recife. Viveu a infância e a adolescência em Olinda-PE. Começou a escrever poesia por volta de 1980, com o livro Joanna. Logo depois surgiu Janine, um romance para adolescentes. Seguiu-se Rainha do Lar, uma ova, Me Larga, eu juro que não fui eu e outros infantis como Teca, a pedrinha Feliz e vários outros.


ODETE DE OLIVEIRA FREITAS,  nasceu em 06 de junho de 1926 em Cercado do Pitangui, atual Nova Serrana. Lecionou em escolas primárias e ainda, moça, acompanha de seu marido La-Fontaine, segui para Divinópolis com seus filhos.


JOÃO JOSÉ GUIMARÃES Nasceu em 22 de março de 1961. Cursou até o ensino em Nova Serrana. Mudou-se para Belo Horizonte, onde graduou-se em Farmácia e Bioquímica, pela UFMG. Seguiu a profissão do pai, Dimas Guimarães, e manteve a farmácia São Luiz. Ingressou-se na política e foi eleito vice-prefeito de Paulo César de Freitas, durante o período de 89 a 92, exercendo também o cargo de secretário da saúde de Nova Serrana. Em 2004, lançou o livro o Filho do Papai-Noel, voltado para o público infantojuvenil.


ADÃO CARLOS DE ASSIS Adão Carlos de Assis ou Carlinhos da Vila, ou Carlinhos Colé. O apelido não poderia ser mais apropriado, pois dedicou mais de 24 anos à Sociedade São Vicente de Paulo e à Vila Vicentina. Ele destaca que o amor ao próximo não permite limitações. Fundou, juntamente com seu irmão, o sebo “Entre Aspas”. Acho que as pessoas devem ler mais, se entregar ao prazer da leitura. Lançou, em 2014, o livro de contos e crônicas, Cocada Branca.


ORLANDO FERREIRA DE FREITAS Nasceu em Nova Serrana, na época Cercado, em 14 de março de 1948. Saiu ainda garoto e foi para o Seminário em Divinópolis e Belo Horizonte, retornando em 1970. Foi diretor comercial da Cooperativa de Eletrificação Rural por 12 anos, e gerente comercial da Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho. Fundou o Correio Coperbom, e, juntamente com outros colegas, fundou o primeiro jornal de Nova Serrana, o “Correio de Nova Serrana”. É autor do livro “Raízes de Bom Despacho” e co-autor do livro “As origens de Nova Serrana”.

MARIA BEATRIZ DE FREITAS FONSECA Nasceu em Nova Serrana, em 03 de novembro de 1946. Cursou letras na Universidade Federal de Juiz de Fora. É co-autora do livro “As Origens de Nova Serrana” e “Histórias e genealogia do Cercado de Pitangui”.


IRACY LACERDA Nascido em 2 de abril de 1924. Com histórias na memória da época do Cercado, o artista Iracy resolveu escrever um livro direcionado a familiares, sua própria trajetória na obra “Meu Roteiro”. Seguindo a este vários trabalhos sobre Nova Serrana e suas origens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário